segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cinco perguntas: dentista tira dúvidas sobre como evitar cáries

A ida ao dentista deve ocorrer de seis em seis meses para verificar como está a saúde bucal e se estamos livres das cáries. Para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o assunto, o Girls & Boys conversou com o dentista Dr. Leandro Lukacsak, da Clínica OralFix.

1) Afinal, mascar chicletes é saudável ou não para os dentes?
Mascar chiclete não prejudica os dentes desde que seja sem açúcar. Eles não têm nenhuma ação preventiva contra cáries, sendo que mascar um chiclete após as refeições ajuda a remover resíduos de alimentos. A melhor forma de prevenção contra a cárie é a escovação logo após cada refeição.

2) Usar antisséptico bucal é fundamental?
Alguns antissépticos que contêm substâncias como triclosan e clorexidina facilitam a remoção da placa bacteriana, portanto é recomendado às pessoas que tenham maior dificuldade em fazer a higienização. O fio dentário e a escova de dente é o suficiente para que se tenha uma ótima higienização.

3) A cárie é transmissível?
Na verdade o que são transmissíveis são os milhões de bactérias que existem na boca. Pessoas mais suscetíveis a ter cárie ou problema periodontal podem transferir essas bactérias pela boca e, consequentemente, deixar o parceiro mais suscetível a ter algum problema.

4) A falta de higienização é a única causa da cárie? A má alimentação também pode favorecer?
Sim, a má higienização e a má alimentação estão juntas na evolução da cárie. Alimentos que contenham açúcar e outros que aderem facilmente ao dente são mais prejudiciais. Por isso, é necessário a escovação logo após a alimentação.

5) O uso de piercing nos lábios pode trazer algum dano?
Sim, qualquer tipo de piercing pode levar a sérios problemas. A boca tem milhões de bactérias e com a perfuração das estruturas como língua, bochecha e lábios essas bactérias se alojam e causam inflamações, infecções e podem até levar ao desenvolvimento de câncer bucal.












Publicado em 11/01/2010 14h56









Nenhum comentário:

Postar um comentário