segunda-feira, 4 de abril de 2011

Aprendendo a cuidar das escovas

Ensinar uma criança a ter uma boca saudável não é uma tarefa das mais fáceis. Muitos pais e mães que o digam! Insistir na escovação dos dentinhos desde cedo, mostrar a importância de se ter dentes e boca saudável exige, acima de tudo, muita paciência e dedicação.
Mas, além de uma escovação bem feita, é importante ensinar aos pequenos alguns cuidados que devemos ter com as escovas de dente. Cuidados? Como assim?
Tem muito papai e muita mamãe que, de fato, NÃO SABE que as escovas merecem cuidados! Que tal aprendermos juntos?



1. Primeira coisa: cada um deve ter a sua própria escova. Nada de escovar os dentinhos do seu filho com a sua! Por quê?
Na nossa boca, existe uma quantidade muito grande de bactérias. É inevitável que, após a escovação, essas bactérias fiquem alojadas nas cerdas da escova. O risco de existir algum microorganismo patogênico (causador de doenças) na escova e este ser transmitido à criança é muito grande. Vai correr o risco? E outra: a sua escova é muito grande pra boca da criança!

2. É muito comum, principalmente entre os pequeninhos, a escova não durar por muito tempo. No começo, a criança ainda não está acostumada e acaba MORDENDO as cerdas. Isso acaba diminuindo – e muito – a vida útil da escova. Tenha paciência! Sempre que perceber que as cerdas estão todas “tortinhas”, parecendo um “espanador velho” (como me disse uma mãe), troque a escova. Mas não desista de ensinar seu filhote a escovar os dentes e a não ficar mordendo as cerdas o tempo todo!
3. Escovou os dentes? LIMPE A ESCOVA! Mesmo que você não use nenhum tipo de creme dental para escovar os dentes da criança (principalmente dos bebês), lave as cerdas e a cabeça da escova. Lembra das bactérias que citei antes? Pois é, elas estão lá, embora a gente não as veja!

4. A dúvida da maioria: como e onde guardar a escova?
Escovação feita lavou a escova, ótimo! Primeira coisa: retirar o excesso de água. Para isso, algumas batidinhas no canto da pia são suficientes. O excesso de umidade permite a proliferação de bactérias e outros microorganismos. Então não seria melhor enxugar na toalha? Não! Seja de rosto ou de banho, a toalha também abriga muitas bactérias. As umidades, além dos fios do tecido, acabam permitindo a instalação destes e de outros microorganismos. E com o papel higiênico? Também não! Geralmente, o papel está muito próximo do vaso sanitário. Pensa na hora de dar descarga. Já imaginou o tanto de microorganismo que “voa” por ali? Repito: só as batidinhas na pia são suficientes.

Pode deixar em cima da pia, em um copinho? Pelo mesmo motivo do papel higiênico, não recomendo. O aerossol produzido pela descarga do vaso sanitário acaba atingindo a pia também. Sugestão? Tampe o vaso antes de dar descarga!!!
De preferência, guarde a escova na posição vertical (em pé!). Pode guardar no armário do banheiro? Pode. Mas tenha cuidado de manter certa distância entre uma escova e outra. Você pode, ainda, borrifar solução de clorexidina (um antisséptico) na cabeça e nas cerdas. Mas é só borrifar mesmo. Nada de juntar todas as escovas e mergulhar dentro de um copo. Isso traria o que a gente chama de contaminação cruzada. A bactéria que estava em uma escova sai “nadando” até a outra escova. Pensa!

E, papais e mamães: nada de colocar as escovas dos filhotes na máquina de lavar louça, no microondas, junto com as mamadeiras ou seja lá onde for. Isso pode comprometer o material das mesmas!
É muita frescura ficar cuidando da escova de dente? Pra muita gente, é! Mas tenha a certeza de que são esses pequenos detalhes que fazem muita diferença na saúde bucal, inclusive dos pequenos!
E, claro: troque as escovas periodicamente. Muitos recomendam a troca a cada três meses. No caso daquelas escovas que foram “comidas”, esse prazo tem que ser menor. Eu costumo recomendar o bom senso: a escova deu sinal de desgaste, hora de trocar! Qualquer dúvida, a recomendação de sempre: pergunte ao dentista!






Nenhum comentário:

Postar um comentário